Associação Central Paranaense

Igreja

18/02/10

Acampamentos de verão motivam igrejas

O início do ano é marcado por uma atividade tradicional para a Igreja Adventista do Sétimo Dia. No mês de fevereiro, quando se comemora o Carnaval, as igrejas se organizam para oferecer aos membros a oportunidade de participar de um retiro espiritual, também chamado de acampamento de verão. Na Associação Central Paranaense (ACP), os acampamentos reuniram cerca de duas mil pessoas durante o.

Na Associação Central Paranaense (ACP), os acampamentos reuniram cerca de duas mil pessoas durante o feriado prolongado. O destaque dos retiros é a programação, que não se limita a atender apenas áreas específicas. O acampamento de verão é feito para as famílias. Por isso, sempre tem muitos participantes e chama a atenção até de quem não é membro adventista.

No programa dos retiros o que conta é a criatividade dos organizadores. Desde a preparação de gincanas a inovações para os cultos, a juventude mostra para quê veio. Ponto forte também é a alimentação. Nas cozinhas, nada de carne mas ela não faz nem um pouco de falta em um cardápio especialmente preparado para os dias quentes e tendo em vista o gasto de energia que o acampamento proporciona. Mas para os acampantes, nada é mais importante em um retiro do que a comunhão com Deus. Aliás, este é o grande objetivo dos acampamentos dessa época do ano: retirar do meio da confusão do Carnaval aqueles que querem um encontro mais pessoal com Deus, num momento em que o país inteiro se une numa comemoração nada atraente para os cristãos.

O pastor Aryel de Paula, diretor do Ministério Jovem na ACP, que é o departamento responsável por organizar os retiros nas igrejas, diz que o esse acampamento geralmente define o ritmo de trabalho das equipes de jovens durante o ano. "O retiro de carnaval é um ponto crucial para o Ministério Jovem. A partir do acampamento, os jovens vão se animar ou não pra trabalharem pela Obra durante o ano", considera ele.