Associação Central Sul-Riograndense

Escola Sabatina

01/04/13

Entrevista: Zdravko Stefanovic, autor da Lição da Escola Sabatina

Mensagens dos profetas menores "expressam coração de Deus para com seu povo rebelde", afirma autor

[ACSR] Zdravko Stefanovic nasceu na Bósnia, ao sul da Europa. Completou seus estudos na Croácia, França e nos Estados Unidos, se especializando em interpretação e linguagem bíblica. Foi professor da Escola de Teologia na Universidade Walla Walla, e serviu como professor adjunto em três escolas nas Filipinas e na Europa. Atualmente, é professor de religião na Universidade Adventista de Ciências da Saúde, em Orlando, nos Estados Unidos.

Stefanovic é autor da lição da Escola Sabatina Busque ao Senhor e viva: grandes lições dos profetas menores. Abaixo, leia a entrevista exclusiva concedida ao site da ACSR:

1 - Como surgiu a ideia de abordar as grandes lições dos profetas menores em um guia de estudos para três meses?

"Fui convidado pelo editor-chefe para ser o principal contribuinte de um guia de estudo da Escola Sabatina de adultos sobre os Profetas Menores. Então, decidi explorar a vida e os tempos de cada um destes homens, pelas quais os livros conhecidos como os "profetas menores" foram nomeados. Diferenciadas - a partir de livros mais longos como de Isaías, Ezequiel e Jeremias - essas mensagens concisas expressam o coração de Deus para com o seu povo rebelde."

2 - Em alguns momentos ao longo das lições, você relata histórias de profetas ou povos que não ouviram a voz de Deus inicialmente, e que, mesmo assim, Deus teve misericórdia. Como isto reforça a importância da nossa dependência em Deus, especialmente no que diz respeito a um relacionamento íntimo e diário? Por que buscar a Deus foi tão importante para os profetas menores e continua sendo ainda hoje?

"Apontados por Deus para chamar o seu povo ao arrependimento, profetas levavam uma responsabilidade que não pode ser tomada levemente. Eles rogaram para com as pessoas a abandonarem o mal e abraçarem a justiça, ainda declarando ousadamente as consequências de afastamento de Deus - ao persistirem em seus pecados, as pessoas estavam se recusando a permitir que Ele as abençoasse."

3 - Sua área de atuação inclui interpretação e estudos sobre a Bíblia. Qual é a importância de um estudo contextualizado das Escrituras Sagradas no meio de tantas denominações religiosas e idéias que surgem no mundo? Como os membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia em todo o globo precisam se comportar em relação ao estudo da palavra de Deus?

"Em espírito de oração, tentei considerar as circunstâncias em que cada profeta trabalhou, os assuntos que os confrontavam, e o que suas mensagens significavam para as pessoas de sua época. A tendência humana para a rebelião não tem diminuído ao longo dos milênios, e o conteúdo desses 12 livros é tão aplicável ao povo de Deus agora, assim como era a Seu povo [no passado]. Nossa igreja começou com uma ênfase forte no estudo da Bíblia e em suas mensagens. Eu espero que hoje nós possamos fazer o mesmo."